segunda-feira, 5 de julho de 2010

Pedalando pela fronteira


O que é necessário para que uma região seja atraente ao ponto de ser visitada por turistas de outras regiões do Estado e até mesmo do país? A resposta muitas vezes pode parecer mais simples do que possa aparentar. É justamente a essa pergunta que um grupo de 11 ciclistas de Chapecó-SC buscou responder no último Domingo, dia 04, com a aventura Pedal da Fronteira, onde percorreram de bicicleta a estrada da Fronteira saindo de Belmonte e culminando no Termas São João de São João do Oeste. Ao todo foram 65 quilômetros numa estrada que serve de fronteira entre dois países e que reserva belos momentos e paisagens para aqueles que gostam de uma aventura.
O grupo era formado por comerciantes, professores, médicos, vindos das cidades de Chapecó, Xanxerê e Itapiranga. A viagem foi organizada pela Empresa Giro Bike e pela Agência de Turismo Pé na Estrada, que ofereceu completa estrutura de apoio para que os cicloturistas pudessem aproveitar ao máximo as paisagens da região.
O início da aventura começou no Domingo, logo cedo, em Belmonte e os ciclistas seguiram seu percurso pela cidade de Santa Helena, em direção à Tunápolis, Pitangueira, São Pedro, até chegar à SC-472 em direção à São João do Oeste, onde almoçaram e curtiram o parque Termas São João. Ao longo do percurso os cicloturistas puderam vislumbrar belas paisagens da nossa região, aspecto que muitas vezes a população local não dá tanta atenção, mas que é muito valorizado por visitantes como os cicloturistas que participaram do passeio.
Conforme Rony Fontana, proprietário da empresa Giro Bike, “No inverno é o melhor momento para praticar o cicloturismo, porque temos belas paisagens e o desgaste do ciclista é menor. Um dos fatos que dificultou nossa viagem pela região, é a falta de algumas placas de sinalização e orientação, e isso é importante para que o cicloturista possa se orientar e pedalar com mais segurança. O tráfego de carros representa o maior perigo para os ciclistas, mas percebemos que aqui na região os motoristas respeitaram a presença dos ciclistas na estrada”
“Interessante é que a população que via o nosso pelotão passando em frente à sua casa nos cumprimentava e olhava com curiosidade o grupo de ciclistas que pedalava num domingo de manhã, o que é algo novo para a região que não está acostumada com esta realidade. Temos que destacar que o Termas São João é importante para que possamos praticar o cicloturismo pois ele oferece uma estrutura que não se encontra em todas as cidades”, destacou Pierre Zonta, um dos ciclistas que participou da aventura.
Para quem quiser acompanhar maiores detalhes da viagem pode acessar o site Girobike.com e ver mais fotos e vídeos do passeio Pedal da Fronteira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário